quarta-feira, 2 de setembro de 2020

DESENVOLVIMENTO

O ARTIGO OBJETIVO GERAL:ENSINAR INGLÊS ATRAVÉS DA MÙSICA OBJETIVOS ESPECÍFICOS:INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICAA ATRAVÉS DE UMA VIDA SAUDÁVEL, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PRÁTICA DE ALONGAMENTO, AULAS DE DANÇA E EXERCÍCIOS CRIADOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL "A psicopedagogia, muitas vezes, é vista numa direção por meio da qual somente são contemplados crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem porque a psicopedagogia não está somente direcionada a crianças e adolescentes. Ela está direcionada também a idosos e estende sua ação para a clínica, na busca do tratamento das dificuldades de aprendizagem. Segundo porque ela não está somente dirigida a pessoas com dificuldades de aprendizagem, mas também ao processo de aprendizagem com todas as suas nuances; A idéia de que a psicopedagogia só trabalha com crianças com dificuldades de aprendizagem é oriunda de um conceito implícito em muitos de nós, consequência da própria origem da psicopedagogia, a qual esteve sempre atrelada à criança e às suas dificuldades de aprendizagem. Posteriormente a ação psicopedagógica foi se incorporando ao atendimento a adolescentes e, enfim, ao adulto e ao idoso. Quando a psicopedagogia destina-se ao idoso, observa-se com mais clareza que a aprendizagem não acontece somente nas escolas, quando se trabalham conteúdos, teorias, quando se tem um rendimento de aprendizagem a considerar, uma avaliação a fazer, um juízo de valor a elaborar. Em verdade, aprendemos sempre, a cada dia, a cada instante, a vida toda. Não existe lugar, tempo ou idade para se aprender. "Em todas as idades, em toda esfera social, nós aprendemos"1. Aprendemos desde que nascemos. Segundo Visca 2; em seu esquema evolutivo da aprendizagem, esta começa a se manifestar desde as primeiras relações vinculares entre a mãe e a criança e vai se estendendo pela família, pela comunidade, pela escola até a vida adulta e continua existindo sempre. Assim sendo, por considerarmos a aprendizagem como um constante "vir a ser", sabemos da importância e da necessidade de irmos em busca de respaldo teórico, prático nos meandros da psicopedagogia, para melhor compreendermos a complexidade que é o processo de aprendizagem. Esse nível de complexidade que a aprendizagem traz consigo provoca em cada um de nós grandes desafios, seja numa ação direcionada à criança e ao adolescente ou numa ação direcionada ao idoso. O estudo de caso com idoso, que iremos apresentar, nos trouxe experiências muito ricas e singulares. Se pensamos que trabalhar com a criança e o adolescente em psicopedagogia é uma coisa singular pela própria natureza do trabalho e do sujeito que atendemos, imaginem trabalhar com o idoso. A nossa literatura nessa área ainda está em expansão e não é muito comum atender idoso com dificuldades de aprendizagem nos consultórios psicopedagógicos. Pelo desejo de sempre desbravar o novo, o que está por vir, nos dedicamos ao estudo do idoso e a sua relação com a psicopedagogia ou ao estudo da psicopedagogia e a sua relação com o idoso. São diferentes situações em se considerando a posição ocupada, pelo enfoque, predominância, importância que se queira dar as duas conjuntamente, ou a cada uma delas. Contudo, não importa por onde começar. O que importa mesmo é o pesquisar, o debruçar-se sobre essa questão tão interessante, instigante e poder extrair dela novas fontes de conhecimento.

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