segunda-feira, 31 de agosto de 2020

INTRODUÇÃO Psicopedagogia é um campo de atuação em saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem humna: seus padr]oes normais e patológicos considerando a influência do meio, família, escola e sociedade no seu desenvolvimento. utilizando instrumentos próprios.Seu surgimento primordialmente é para atender a uma demanda específica de auxílio à superação das dificuldades de aprendizagem, atuando de forma preventiva e terapêutica. A Psicopedagogia se divide em três processos: prevenção, diagnóstico e intervenção. Na prevenção,o Psicopedagogo realiza uma investigação institucional, avalliando os processos didáticos e metodológicos aplicados, e a dinâmica dos profissionais , buscando compreender o processo ensino/aprendizagem e propondo alternativas que otimizem os esforços empreendidos pelos envolvidos.A Psicopedagogia, na forma clínica, investiga a promoção da saúde mentalauxiliando o indivíduo na superação das dificuldades de aprendizagem, apreciando os sintomas, a modalidade de aprendizagem e desenvolvendo atividades interventivas.O atendimento psicopedagógico de forma clínica considera a singularidade do sujeito, os aspectos inconscientes envolvidos no não aprender nos seus diversos contextos (biológico, afetivo e cognitivo), além da relaçao existente com a escola e a família.A Psicopedagogia clínica vem proporcionar um novo prisma através de caminhos diferentes libertndo bloqueios ou problemas que os excluam do meio social.O principal objetivo é invetigar e diagnosticar os possíveis problemas de aprendizagem,realizando concomitantemente oos encaminhamentos nos casos específicos, em que necessita de um profissional.O conceito de dificuldades de aprendizagem é elucidado por alguns psicologos como uma inabilidade em determinada área acadêmica, ou mais de uma.O que muitas vezes é confundido com o potencial intelectual(inteligência), porém alunos com potencial abaixo da média não apresentam dificuldades de aprendizagem e sim deficiência mental.A preocupação em diferenciardificuldade de aprendizagem e deficiência mental é evidente, uma vez que estas duas categorias apresentam caraacteríticas bem diferentes, portanto exigem programaçoes educacionais individualizadas e distintas.Entender como o conhecimento é construido, descobrir os processos de aprendizagem humana e permitir uma educação mais eficiente.O artigo aborda o conceito de Psicopedagogia a intervenção que possibilitaaos indivíduos, grupos ou instituições desenvolvam seus processos de aprendizagem de forma saudável, resgatando o prazer de aprender e principalmetne descobrindo-se comoo autores de seus próprios processos de aprendizagem.Assim atende aos sujeitos que necessitam de um olhar articulador sobre seu processo de aprendizagem, criando estratégias de para superação do nã aprender.O campo da psicopedagogia é multidisciplinar abordando conhecimmentos da antropologia, neurologia.O objetico é atender todo processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento.Fato é que desde que nascemos estamos dispostos a um universo de possibilidades o que significa estarmos em constante aprendizagem. Originalmente a psicopedagogia surgiu como uma forma de trazer respostas para dificuldades de aprendizagem e suas conexões com as disparidades socias e os primeiros centro foram criados em 1946o Em um passado não tão distante , as instituições de ensino contemplavam somente o aspecto cognitivo do aprendente, mas hoje com a psicopedagogia, a subjetividade tornou-se o ponto de partida.Com esse olhar peculiar justifica-se o desenvolvimento dessa pesquisa teório-prática a qual apresenta a intervençao psicopedagógica através da arte: música, filmes e etc como instrumento para possibilitar ao aprendiz atravessar ou ir além das dificuldade de aorendizagem na Lingua Inglesa fortalecendo a sua autoestima ampliando suas capacidades de construir a si próprio e o conhecimento em relaçao ao outro.os Um dos grandes desafios dos estudantes de inglês, e que se vê tambèm em alunos da terceira idade, é a vergonha de falar.Na terceira idade, o aprendizado é diferente dos primeiros anos de vida.Pesquisas realizadas em várioas partes do mundo vêm demonstrando os benefícios de aprender um novo idioma protegendo o cérebro, contra doenças como a demência

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