sábado, 12 de setembro de 2020

SÍNTESE DO LIVRO EM PDF - A PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PRÁTICA" NÁDIA A. BOSSA

A autora inicialmente concorda com Lino de Macedo (1992) sobre o termo "Psicopedagogia", que nos remete a discussão sobre não apenas uma aplicação da Psicopedagogia a Pedagogia, conforme definição, para o termo foi inventado demonstrando a importância do conhecimento científico de ser meio, instrumento para o outro. Nesse sentido a definição nos dicionários divergem da dos autores, que enfatizam o caráter interdisciplinar.A interdiciplinaridade é criar algo novo que não pertence a ninguém. Historicamente a Psicopedagogia surgiu na fronteira entre a Pedagogia e a Psicologia, a partir das necessidades de crianças com "disturbios de apredizagem", consideradas inaptas dentro do sistema educacional convencional.No momento atual, a luz de pesquisas psicopedagógicas, que vem se desenvolvendo segundo Sonia Moojen Kiguel(1991), abrangendo não só a Psicologia e a Pedagogia, como áreas de Antropologia, Linguística, Sociologia, Epistemologia.Kiguel aventa outra possibilidade do surgimento da Psicopedagogia ao mencionar as tentativas de explicação para o fracasso escolar. Segundo alguns Psicopedagogos brasileiros o objeto de estudo da Psicopedagogia como para Kiguel o objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana, seus padrões evolutivos normais e patológicos bem como a influência do meio(família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento.De acrodo com Neves a Psicopedagogia estuda o ato de aprender e de ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem tomada em conjunto.Procurando estudar a construção do conhecimento em toda sua complexidade, colocando em pé de igualdade os aspectos:cognitivos, afetivos e sociais implícitos no processo de intervenção psicopedagógica. Como se preocupa com o problema de aprendizagem deve preocupar-se inicialmente com o processo de aprendizagem.Portanto vemos que a Psicopedagogia estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende?Como esta aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores?Como se produzem as alterações na aprendizagem?Como reconhêce-las,tratá-las e previni-las?Objeto de estudo que é o sujeito a ser estudado por outro sujeito. O trabalho clínico se dá na relação do sujeito com sua história pessoal e a busca pelo seu não aprender; nesse processo onde investigador e objeto sujeito de estudo interagem constantemente e nessa modalidade de trabalho deve o profissional compreender:O que o sujeito aprende? Como aprende e Por quê?No trabalho preventivo a instituição enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem é o objeto de estudo da psicopedagogia uma vez que são analisados os processos didáticos- metodológicos e a dinâmica institucional que interfere no processo de aprendizagem. As teorias que embasam o trabalho psicopedagógico dos autores brasileiros como:Neves, Kiguel, Scoz, Golbert, Rubistein, Weiss, Barone e outros assim como os argentinos: Fernàndez,Paín, Visca e MÛller são unânimes quanto a necessidade de conhecimentos de diversas áreas articulados que fundamentam a constituição de uma teoria Psicopedagógica. Houve um tempo que o trabalho psicopedagógico priorizava a reeducação, o processo de aprendizagem era avaliado em função dos seus defícits; posteriormente a Psicopedagogia adotou a noção de "não aprendizagem" de outra maneira.O "não aprender" é tido como carregado de significado e não se opõe a aprender.As contribuições em especial a Psicanálise e da Psicopedagogia Genética essa nova concepção leva em conta a singularidade do indivíduo ou grupo, o sentido particular de suas características ou alterações segundo as circunstâncias de sua própria história e de seu mundo sociocultural O trabalho Psicopedagógico pode ser preventivo e clínico e também teórico quando reflete a práxis.No trabalho preventivo temos diferentes níveis de prevenção.O primeiro nível o psocopedagogo atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir os problemas de aprendizagens incidindo nas questões didático- metodológicas na formação e orientação dos professores e aconselhamentos aos pais e responsáveis pelo aprendente;o segundo nível e trabalhar os problemas de aprendizagem já instalados elaborando um plano de intervenção baseados nos diagnósticos, avaliando os currículos com os professores para que cessem os transtornos.O terceiro nível é eliminar os transtornos instalados.

Um comentário:

Calika disse...

https://www.youtube.com/watch?v=w46bWxS9IjY