segunda-feira, 28 de setembro de 2020

MODALIDADES DE APRENDIZAGEM

A psicopedagogia parte da história pessoal do sujeito, procurando identificar sua modalidade de aprendizagem e compreender a mensagem de outros sujeitos envolvidos nesse processo, seja a família ou a escola. A modalidade de aprendizagem em um paciente com problemas para aprender, costuma ser sintomática, e por isso este sujeito tem dificuldade em aprender, mas por outro lado, também, algo lhe permite e permitiu aprender. Muitas vezes, na aprendizagem, o sujeito acredita que dispõe somente daquilo que sempre usa e não procura buscar ou encontrar o que também tem, mas que há muito tempo não utiliza. Diferenciamos “modalidade de aprendizagem” de “modalidade de inteligência”. A aprendizagem é um processo em que intervém a inteligência, o corpo, o desejo, o organismo, articulados em um determinado equilíbrio; mas a estrutura intelectual tende também a um equilíbrio para estruturar a realidade e sistematizá-las através de dois movimentos que Piaget definiu como invariantes: assimilação e acomodação. (FERNDÉZ, 1991, apud ARAGÃO, 2010, p. 24). A assimilação refere-se ao movimento do processo de adaptação no qual os elementos do ambiente alteram-se para poderem ser incorporados à estrutura do organismo. E a acomodação é o movimento do processo de adaptação pelo qual o organismo é que se altera. Dessa forma, pela assimilação o sujeito transforma a realidade para integrá-las a seus esquemas de ação e pela acomodação transforma e coordena seus próprios esquemas para adequar-se à realidade do objeto a conhecer. (FERNÁNDEZ, 2001, apud ARAGÃO, 2010, p. 24). Para que haja uma aprendizagem, precisa-se ter uma modalidade de aprendizagem na qual se produza um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e acomodativos. Observa-se a constituição de diferentes modalidades nos processos representativos cujos extremos podem descreverse como: hipoassimilação-hiperacomodação, hipoacomodação- hiperassimilação Nos problemas de aprendizagem sintoma encontra-se na maioria a modalidade heperassimilativa/hipoacomodativa, mas também existem sintomas que se estruturam de uma modalidade hiperacomodativa/hipoassimilativa. O problema de aprendizagem sintoma instala-se sobre uma modalidade existente, modalidade esta que o sujeito construiu desde o nascimento, na qual intervêm significações ainda anteriores a ele mesmo. O sintoma surge da modalidade prévia, mas ele vai se modificando, estereotipando e enrijecendo.

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