SOBRE O PROCESSO DE ATENDIMENTO DURANTE O ANO DE 2021
FOI UTILIZADO UMA APOSTILA DE ESTRANGEIROS.
AS QUARTAS -FEIRAS DE ABRIL, MAIO, JUNHO E JULHO FOI TRABALHADO A APOSTILA ENCONTRADA NA INTERNET PARA ENSINAR PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS INICIALMENTE CONVERSAMOS SOBRE AS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E OS VERBOS SER, ESTAR E POSTERIORMENTE O VERBO TER. A LEITURA DOS PERSONAGESN FOI DIVIDIDA ENTRE A ATENDENTE E SUA MÃE O QUE FEZ COM A INTERVENÇÃO FICASSE MAIS DINÂMICA E A INTERAÇÃO ENTRE AS DUAS ACONTECESSE EM PORTUGUÊS.
ENTÃO UTILIZAMOS O LIVRO DE INGLÊS "SPEAK ONE DAO CURSO TYEDS UTILIZADOS POR MIM QUANDO REALIZEI O CURSO E TRADUZIR E MUITAS VEZES AINDA RECORRIA A AJUDA DA MÃE QUE SENDO BRASILEIRA TINHA UM VOCABULÁRIO APROPRIADO E PODIA ASSIM EVOLUIR A SUA COMUNICAÇÃO E CONVERSAÇÃO SENDO ASSIM A ATENDENTE ENTROU DE FÉRIAS NOS ESTADOS UNIDOS E CONSEGUIMOS UM ATENDIMENTO NESTE PERÍODO EM QUE TAMBÉM COINCIDIA COM MEU RECESSO ESCOLAR EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS OCASIÃO QUE ADQUIRI ALGUNS LIVROS.
" O único tema que ressoa paem todas as muitas teorias populares sobre a vida é o amor. O amor, em todas as suas frágeis formas, é a força poderosa e duradoura que dá sentido real a todas as vidas."
O sentido da vida Bradley Trevor Greive
TÉCNICAS PROJETIVAS
De acordo com Visca, as técnicas projetivas têm como objetivo investigar os vínculos que o sujeito pode estabelecer em três grandes domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo, pelos quais é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência dos distintos aspectos que constituem o vínculo de aprendizagem.(SAMPAIO,Simai, pag.99,2018)
ATENDIMENTO 28/07/2021
APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS PROJETIVAS:
IDADE: SETE OU OITO ANOS
VÍNCULO:ESCOLAR
AUTORA: SARA BOZZO DE SHETTINI
OBJETIVO:INVESTIGAR O VÍNCULO COM OS COMPANHEIROS DE CLASSE
PROCEDIMENTO:
CONSIGNA: GOSTARIA QUE VOCÊ SE DESENHASSE COM SEUS COMPANHEIROS DE CLASSE.
APÓS O DESENHO- O QUE VOCÊ PODE ME DIZER SOBRE SEUS COLEGAS
-GOSTARIA QUE VOCÊ ME FALASSE SOBRE CADA UM.
- QUEM É VOCÊ AQUI NESTE DESENHO
A ATENDENTE FAZ UM X NA PRIMEIRA CARTEIRA DA PRIMEIRA FILA A DIREITA.
COMO SE CHAMA ESTAS PESSOAS E QUE IDADE ELAS POSSUEM.
PERMITIDO QUE RESPONDESSE EM INGLÊS
DESGINA:
_ GOSTARIA QUE VOCÊ ESCREVESSE UMA HISTÓRIA SOBRE SEU DESENHO_
_ VOCÊ PODERIA DAR UM TÓITULO AO DESENHO
ATENDENTE RESPONDE
TÍTULO:JULIA GOSTA DE ESTUDAR
ANÁLISE BASEADA NO LIVRO " TÉCNICAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS" DE JOSGE VISCA;
Nesta perspectiva o desenho realizado caso fosse pequeno demonstraria um vínculo negativo com a aprendizagem e o desenho grande um vínculo positivo com a aprendizagem. O tamanho do personagem principal está relacionado com a imagem que o mesmo crê que os colegas possuem dele no caso de ser grande pode indicar liderança ou dificuldade de aceitar o ponto de vista do outro, pequeno seria indícios de submissão, desvalorização e como o tamanho é igual indica uma relação saudável, sente-se igual ao grupo e aceita por este. O título está de acordo com o desenho, o vínculo com a aprendizagem é positivo.
PAR EDUCATIVO
IDADE: SEIS E SETE ANOS
VÍNCULO: ESCOLAR
AUTORA : MALVINA ORIS MARIA LUISA S. DE OCAMPO
OBJETIVO: INVESTIGAR OS VÍNCULOS DE APRENDIZAGEM DO SUJEITO
PROCEDIMENTO
CONSIGNA: GOSTARIA QUE VOCÊ DESENHASSE DUAS PESSOAS: UMA QUE ENSINA E OUTRA QUE APRENDE.
APÓS O DESENHO
_ COMO SE CHAMAM ESTAS PESSOAS.
RESPOSTA :MÃE E A PRÓPRIA CRIANÇA
QUE IDADE POSSUEM;10 E 53
O QUE ESTA SE PASSANDO NO SEU DESENHO.
RESPOSTA DESENHA A CADELA E RESPOSNDE QUE ESTÃO PASSENADO
SE VOCÊ DESSE UM TÍTULO PARA O SEU DESENHO, COMO ELE SE CHAMARIA.PODERIA ESCREVE-LO RESPOSTA EM INGLÊS: WOOF
_ PODERIA ESCREVER EM PORTUGUES
RESPOSTA: CAACHOR
ANÁLISE : O tamanho total do desenho encontra- se vinculado a importância que a aprendizagem tem em sua vida e estes estão bem dimensionados, indicando uma relação equilibrada onde o positivo e o negativo estão adequadamente integrados. Os tamanhos dos personagens indicam a importância e no desenho realizado pela atendente por ser um tamanho igual ao de quem aprende pode significar que o vínculo com quem aprende esta confuso, não há discriminação. Em relação ao corpo não há supervalorização da aprendizagem. A posição lado a lado regula o vínculo de aprendizagem. A distância entre os personagens é adequada indicando a utilização de conteúdos para ensinar e aprender. O local da cena por ser no âmbito extraescolar demonstra um maior vínculo com a aprendizagem assistemática.(Cf,VISCA,2008)
NO MESMO ATENDIMENTO INICIEI O TESTE DA PLANTA DA SALA DE AULA.
A ATENDENTE DESNHO UM CACTO POR NÃO TER COMPREENDIDO O TERMO PLANTA DESTA FORMA.
A PLANTA DA SALA DE AULA
IDADE : OITO E NOVE ANOS
VÍNCULO:ESCOLAR
AUTOR: DESCONHECIDO
OBJETIVO: INVESTIGAR A REPRESENTAÇÃO DO CAMPO GEOGRÁFICO DA SALA DE AULA E SUA POSIÇÃO REAL E DESEJADA NA MESMA.
PROCEDIMENTO:
CONSIGNA: GOSTARIA QUE VOCÊ DESENHASSE A PLANTA DA SUA SALA DE AULA, COMO SE VOCÊ ESTIVESSE VENDO DE CIMA.
APÓS O DESENHO
COMO É SUA SALA
FAÇA UMA CRUZ NO LUGAR QUE VOICÊ SENTA.
REPOSTA FEZ A CRUZ NO DESENHO ANTERIOR
RESPODE QUE FOI ELA QUE ESCOLHEU O LUGAR PARA SE SENTAR E QUE NÃO GOSTARIA DE MUDAR
COMO É A PROFESSORA
REPOSTA BOA
QUEM ESTÃO SENTADOS NESTE LUGARE
RESPODE RELATANDO O NOME DOS ALUNOS
FALE-ME SOBRE ELES
RESPOSTA NÃO CONSEGUE E ENTÃO PERMITO QUE FALE EM INGLÊS
ANÁLISE
O DESENHO POR NÃO SEER UM ESPAÇO TRADICIONAL E SIM O ESPAÇO DE BRINCAR NO PÁTIO REVELA QUE POSSUI RESPOSTAS FLEXÍVEIS E ESPONTÂNEAS.SUA LOCALIZAÇÃO NA SALA DE AULA POR SER NA FRENTE POR SER ESCOLHIDA POR ELA INDICA PARTICIPAÇÃO ATIVA E VÍNCULO POSITIVO COM A APRENDIZAGEM.
SEGUNDO VISCA, POR MEIO DO DESENHO PODEMOS OBSERVAR QUATRO ATITUDES:ACEITAÇÃO,RECHAÇO,INDIFERENÇA E OBJETIVIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário