quarta-feira, 11 de agosto de 2021

ATENDIMENTO CRIANÇA DE 10 ANOS


SOBRE O PROCESSO DE ATENDIMENTO DURANTE O ANO DE 2021

FOI UTILIZADO UMA APOSTILA DE ESTRANGEIROS.

AS QUARTAS -FEIRAS DE ABRIL, MAIO, JUNHO E JULHO FOI TRABALHADO A APOSTILA ENCONTRADA NA INTERNET PARA ENSINAR PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS INICIALMENTE CONVERSAMOS SOBRE AS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E OS VERBOS SER, ESTAR E POSTERIORMENTE O VERBO TER. A LEITURA DOS PERSONAGESN FOI DIVIDIDA ENTRE A ATENDENTE E SUA MÃE O QUE FEZ COM A INTERVENÇÃO FICASSE MAIS DINÂMICA E A INTERAÇÃO ENTRE AS DUAS ACONTECESSE EM PORTUGUÊS. 

ENTÃO UTILIZAMOS O LIVRO DE INGLÊS "SPEAK ONE DAO CURSO TYEDS UTILIZADOS POR MIM QUANDO REALIZEI O CURSO E TRADUZIR E MUITAS VEZES AINDA RECORRIA A AJUDA DA MÃE QUE SENDO BRASILEIRA TINHA UM VOCABULÁRIO APROPRIADO E PODIA ASSIM EVOLUIR A SUA COMUNICAÇÃO E CONVERSAÇÃO SENDO ASSIM A ATENDENTE ENTROU DE FÉRIAS NOS ESTADOS UNIDOS E CONSEGUIMOS UM ATENDIMENTO NESTE PERÍODO EM QUE TAMBÉM COINCIDIA COM MEU RECESSO ESCOLAR EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS OCASIÃO QUE ADQUIRI ALGUNS LIVROS.

" O único tema que ressoa paem todas as muitas teorias populares sobre a vida é o amor. O amor, em todas as suas frágeis formas, é a força poderosa e duradoura que dá sentido real a todas as vidas."

O sentido da vida Bradley Trevor Greive

 TÉCNICAS PROJETIVAS

 De acordo com Visca, as técnicas projetivas têm como objetivo investigar os vínculos que o sujeito pode estabelecer em três grandes domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo, pelos quais é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência dos distintos aspectos que constituem o vínculo de aprendizagem.(SAMPAIO,Simai, pag.99,2018)

ATENDIMENTO 28/07/2021

APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS PROJETIVAS:

IDADE: SETE OU OITO ANOS

VÍNCULO:ESCOLAR

AUTORA: SARA BOZZO DE SHETTINI

OBJETIVO:INVESTIGAR O VÍNCULO COM OS COMPANHEIROS DE CLASSE



PROCEDIMENTO:

CONSIGNA: GOSTARIA QUE VOCÊ SE DESENHASSE COM SEUS COMPANHEIROS DE CLASSE.

APÓS O DESENHO 

- O QUE VOCÊ PODE ME DIZER SOBRE SEUS COLEGAS

-GOSTARIA QUE VOCÊ ME FALASSE SOBRE CADA UM.

- QUEM É VOCÊ AQUI NESTE DESENHO 


A ATENDENTE FAZ UM X NA PRIMEIRA CARTEIRA DA PRIMEIRA FILA A DIREITA.

COMO SE CHAMA ESTAS PESSOAS E QUE IDADE ELAS POSSUEM.

PERMITIDO QUE RESPONDESSE EM INGLÊS

DESGINA:

_ GOSTARIA QUE VOCÊ ESCREVESSE UMA HISTÓRIA SOBRE SEU DESENHO_

_ VOCÊ PODERIA DAR UM TÓITULO AO DESENHO

ATENDENTE RESPONDE

TÍTULO:JULIA GOSTA DE ESTUDAR

ANÁLISE BASEADA NO LIVRO " TÉCNICAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS" DE JOSGE VISCA;

Nesta perspectiva o desenho realizado caso fosse pequeno demonstraria um vínculo negativo com a aprendizagem e o desenho grande um vínculo positivo com a aprendizagem. O tamanho do personagem principal está relacionado com a imagem que o mesmo crê que os colegas possuem dele no caso de ser grande pode indicar liderança ou dificuldade de aceitar o ponto de vista do outro, pequeno seria indícios de submissão, desvalorização e como o tamanho é igual indica uma relação saudável, sente-se igual ao grupo e aceita por este. O título está de acordo com o desenho, o vínculo com a aprendizagem é positivo.


PAR EDUCATIVO

IDADE: SEIS E SETE ANOS

VÍNCULO: ESCOLAR

AUTORA : MALVINA ORIS MARIA LUISA S. DE OCAMPO

OBJETIVO: INVESTIGAR OS VÍNCULOS DE APRENDIZAGEM DO SUJEITO


PROCEDIMENTO

CONSIGNA: GOSTARIA QUE VOCÊ DESENHASSE DUAS PESSOAS: UMA QUE ENSINA E OUTRA QUE APRENDE.



APÓS O DESENHO

_ COMO SE CHAMAM ESTAS PESSOAS.

RESPOSTA :MÃE E A PRÓPRIA CRIANÇA

QUE IDADE POSSUEM;10 E 53

O QUE ESTA SE PASSANDO NO SEU DESENHO.

RESPOSTA DESENHA A CADELA E RESPOSNDE QUE ESTÃO PASSENADO 

SE VOCÊ DESSE UM TÍTULO PARA O SEU DESENHO, COMO ELE SE CHAMARIA.PODERIA ESCREVE-LO RESPOSTA EM INGLÊS: WOOF

_ PODERIA ESCREVER EM PORTUGUES

RESPOSTA: CAACHOR

ANÁLISE : O tamanho total do desenho encontra- se vinculado a importância que a aprendizagem tem em sua vida e estes estão bem dimensionados, indicando uma relação equilibrada onde o positivo e o negativo estão adequadamente integrados. Os tamanhos dos personagens indicam a importância e no desenho realizado pela atendente por ser um tamanho igual ao de quem aprende pode significar que o vínculo com quem aprende esta confuso, não há discriminação. Em relação ao corpo não há supervalorização da aprendizagem. A posição lado a lado regula o vínculo de aprendizagem. A distância entre os personagens é adequada indicando a utilização de conteúdos para ensinar e aprender. O local da cena por ser no âmbito extraescolar demonstra um maior vínculo com a aprendizagem assistemática.(Cf,VISCA,2008)

NO MESMO ATENDIMENTO INICIEI O TESTE DA PLANTA DA SALA DE AULA.

A ATENDENTE DESNHO UM CACTO POR NÃO TER COMPREENDIDO O TERMO PLANTA DESTA FORMA.

A PLANTA DA SALA DE AULA

IDADE : OITO E NOVE ANOS

VÍNCULO:ESCOLAR

AUTOR: DESCONHECIDO

OBJETIVO: INVESTIGAR A REPRESENTAÇÃO DO CAMPO GEOGRÁFICO DA SALA DE AULA E SUA POSIÇÃO REAL E DESEJADA NA MESMA.

PROCEDIMENTO:

CONSIGNA: GOSTARIA QUE VOCÊ DESENHASSE A PLANTA DA SUA SALA DE AULA, COMO SE VOCÊ ESTIVESSE VENDO DE CIMA.


APÓS O DESENHO

COMO É SUA SALA

FAÇA UMA CRUZ NO LUGAR QUE VOICÊ SENTA.

REPOSTA FEZ A CRUZ NO DESENHO ANTERIOR

RESPODE QUE FOI ELA QUE ESCOLHEU O LUGAR PARA SE SENTAR E QUE NÃO GOSTARIA DE MUDAR

COMO É A PROFESSORA

REPOSTA BOA

QUEM ESTÃO SENTADOS NESTE LUGARE

RESPODE RELATANDO O NOME DOS ALUNOS

FALE-ME SOBRE ELES

RESPOSTA NÃO CONSEGUE E ENTÃO PERMITO QUE FALE EM INGLÊS

ANÁLISE

O DESENHO POR NÃO SEER UM ESPAÇO TRADICIONAL E SIM O ESPAÇO DE BRINCAR NO PÁTIO REVELA QUE POSSUI RESPOSTAS FLEXÍVEIS E ESPONTÂNEAS.SUA LOCALIZAÇÃO NA SALA DE AULA POR SER NA FRENTE POR SER ESCOLHIDA POR ELA INDICA PARTICIPAÇÃO ATIVA E VÍNCULO POSITIVO COM A APRENDIZAGEM.

SEGUNDO VISCA, POR MEIO DO DESENHO PODEMOS OBSERVAR QUATRO ATITUDES:ACEITAÇÃO,RECHAÇO,INDIFERENÇA E OBJETIVIDADE.

Nenhum comentário: